7 Dicas de SEO para Aplicar no seu Site – Marketing Digital
Antes de começar precisamos relembrar o que é SEO e porque é tão importante dar atenção as técnicas apresentadas abaixo.
SEO (Search Engine Optimization): conjunto de estratégias que um site pode adotar para se posicionar melhor nos resultados dos buscadores de forma orgânica.
Um estudo de cliques orgânicos (não patrocinados) mostra, que o primeiro lugar nos resultados de buscas no Google recebe 21% de todos os cliques dos usuários da internet. O segundo fica com 10% e, o terceiro, com 7%. É por isso que SEO é tão importante.
Listei abaixo 7 tecnicas básicas que você deve usas para que seu Site fique em destaque nos sites de busca de forma simples e orgânica.
1 – Pensar na Intenção de Busca do Usuário
2 – Definir Palavras-chaves de Cauda Longa
3 – Usar Sinônimos e Palavras com o mesmo Sentido
4 – Escrever Conteúdos de Qualidade
5 – Hierarquizar os Conteúdos
6 – Criar uma URL Amigável
7 – Site Responsivo e Veloz
1 – Pensar na Intenção de Busca do Usuário
Primeiro você deve entender como o seu público-alvo pesquisa pelos termos mais usados em relação ao seu negócio. E, a partir deste ponto, elaborar uma lista com palavras-chaves utilizadas para ser encontrado através das pesquisas por estas mesmas palavras-chaves.
Lembrando que se você tiver um site sobre relógios, de nada adianta querer aparecer nos resultados de busca em conteúdos com palavras-chaves sobre livros de auto-ajuda, sapatos importados ou viagens.
2 – Definir Palavras-chaves de Cauda Longa
Assim que tiver a lista de palavras-chaves relacionadas aos produtos que você quer vender ou aos assuntos que pretende escrever, o ideal é usar palavras-chaves de cauda longa.
O termo “cauda longa” se refere a palavras-chaves formadas por três ou mais palavras, que acabam formando uma pequena frase. Por exemplo, temos a palavra-chave de cauda longa, Ex: Como ganhar dinheiro na internet
Ou seja, usuários de internet que busquem no Google pelos termosComo ganhar dinheiro na internet vão encontrar a WebLink te direcionando para os sites mais indicados para esta busca.
Usar palavras-chaves de cauda longa é um grande diferencial. Ao invés de usar palavras-chaves simples, onde a competição pelas melhores posições é muito maior, as de cauda longa representam melhor a intenção do seu negócio para o usuário e aumenta as chances para que a sua postagem fique ranqueada nas primeiras posições de forma mais fácil que em postagens com apenas um termo específico
3 – Usar Sinônimos e Palavras com o mesmo Sentido
Outra prática de SEO que ajuda no ranking dos buscadores é o uso de palavras que sejam sinônimos a sua palavra chave, use também palavras-chaves secundárias com definições parecidas às principais. Essa é outra prática de SEO que ajuda no ranking dos buscadores
Procure utilizar termos simples e crie frases na qual você imagina que o seu usuário iria utilizar para buscar o seu site, produto ou serviço.
Imagine que o seu produto é um curso de inglês online, abaixo temos alguns termos que você poderia utilizar. Ex:
Curso de inglês online com certificado
O melhor Curso de inglês online
Curso de inglês online reconhecido pelo MEC
4 – Escrever Conteúdos de Qualidade
Talvez este, seja o mais importante item desta lista, o conteúdo de qualidade é o que faz com que o usuário permaneça no seu site, volte a ele e recomende para outras pessoas.
Um conteúdo de qualidade é aquele que responde às dúvidas do usuário conforme a busca que ele utilizou para chegar até você, de acordo com as intenções de pesquisa com as palavras-chaves escolhidas por ele. Essa é uma das técnicas de SEO que mais influenciam no posicionamento de uma página nos motores de busca.
Quando você escreve um conteúdo de qualidade, ele resolve de forma pratica e fácil ao problema que o leitor estava buscando por uma solução. Tutorias ou guias passo a passo são ótimos para atingir a este objetivo.
5. Hierarquizar os Conteúdos
Hierarquizar é delimitar a importância de alguma coisa em relação à outra. Sendo que a mais importante delas aparece antes das demais e recebe um destaque maior. É basicamente isso o que você precisa fazer com os conteúdos que publicar.
A estrutura de hierarquia em conteúdos publicados na internet é:
- H1 (Heading 1). É o título da página. Tem a prioridade mais alta e é aqui que você deve caprichar para capturar a atenção do leitor.
- H2 (Heading 2). São os subtítulos que você cria para dividir o tema do seu conteúdo em tópicos.
- H3 (Heading 3). São os subtítulos do H2. Devem ser usados para adicionar informações extras tópicos que você for definir.
- H4 (Heading 4), H5 (Heading 5)…. Funcionam como o H3. Delimitam ainda mais as informações complementares de um conteúdo.
6 – Criar uma URL Amigável
É também através da URL que os sites de busca rastreiam por páginas e identificam a intenção dos seus conteúdos.
Sendo assim, você precisa facilitar essa varredura e deixar o mais explícito possível para que os robôs possam apontar para os resultados das pesquisas quais as páginas mais indicadas.
Veja algumas dicas que tornam uma URL otimizada para motores de busca são:
- Ser curta e de fácil interpretação;
- Conter a palavra-chave que você quer ranquear;
- Fazer referência ao conteúdo e ao título dele;
- Ter apenas um subdomínio;
- Não ter caracteres especiais ou símbolos incomuns.
7 – Site Responsivo e Veloz
7. Site Responsivo e Veloz Um site responsivo é aquele que se ajusta a qualquer tipo de resolução de tela. Ou seja, os elementos de uma página se reorganizam de maneira que todo o seu conteúdo possa ser lido em qualquer tipo de aparelho, tela e por qualquer usuário, ele se adapta na tela computador, celular ou tablet. Desta forma o seu site pode ser visto e explorado 100% em qualquer lugar ou a qualquer momento.
Conclusão:
Entender o que é SEO e como aplicar as técnicas corretamente é o que pode fazer a diferença entre seu site estar na primeira ou na décima página de resultados dos mecanismos de busca.